O total de pessoas inativas – que nem trabalham, nem buscam ocupação – atingiu 19,194 milhões em abril, um crescimento de 4,2% frente aos 18,421 milhões de igual mês de 2013. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa alta foi puxada por aqueles que não gostariam de trabalhar.

Em um ano, esse grupo cresceu 5,7% e chegou a  17,374 milhões de pessoas em abril, o que representa 90% do total de inativos nas seis capitais pesquisadas pelo IBGE. “É um grupo formado por pessoas bem jovens ou mais velhas, e predominantemente por mulheres”, diz Adriana Berenguy, técnica do IBGE.

Segundo ela, o aumento do rendimento pode ser uma das razões para que essas pessoas tenham optado por não trabalhar. O grupo se concentra nas regiões de maior rendimento: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

No Rio, o montante de pessoas que não gostariam de trabalhar passou de 4,476 milhões em abril de 2013 para os atuais 4,717 milhões. Em São Paulo, foi de 6,457 milhões para 6,769 milhões.

Na avaliação da economista, o aumento da renda nos últimos anos possibilitou mulheres e jovens a saírem do mercado de trabalho para cuidar da casa ou estudar. Em abril, o rendimento médio real dos trabalhadores registrou queda de 0,6% ante março, mas aumento de 2,6% sobre igual mês de 2013.

A redução da procura por trabalho vem mantendo a taxa de desemprego em patamares mínimos históricos, mesmo com a queda de geração de vagas neste ano. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no país voltou a recuar e ficou em 4,9% em abril. O resultado foi o menor para o mês desde o início da série histórica em 2002.

Mas o mercado de trabalho vem perdendo força nos último meses. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado na quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, mostrou que abril teve a pior criação de vagas com carteira assinada para esse período desde 1999, com abertura de 105.384 postos de trabalho.

O povo que menos quer trabalhar é lá da Bahia… shuausauhsahusau. Mera coincidência não? Veja no gráfico abaixo os dados representativos:

20140523_SP12_Desemprego-em-queda

Fonte: Metro Jornal

Comentários

“Os comentários são feitos pelo Facebook, então comente com moderação e evite tumultuar a discussão! Tks!”

Este site é um blog de humor e entretimento, muita coisa aqui é piada e não deve ser levado a sério! Caso você tenha se ofendido com alguma coisa no blog, utilize o botão ‘X’ no canto superior direito do seu navegador. Todos os comentários e opiniões de terceiros não expressam necessariamente a opinião dos editores do blog.

Divulgue

  • Leitores do Comicozinho

  • PageRank